sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

DIA 62 - Será que precisamos saber qual é o sentido da vida?

 


Qual é o sentido da vida? Será que existe algum sentido para a existência de cada um de nós?

O psicanalista Contardo Calligaris apresentou em uma de suas conferências uma resolução interessante e significativa sobre o que de fato vem a ser o sentido da vida. Para ele, em especial, o sentido da vida possui uma característica mais singularizada e refere-se justamente á própria “vida que cada um de nós leva”. Nesta perspectiva, o sentido não está no ponto partida ou no ponto de chegada, mas em todas as circunstâncias que emolduram o cotidiano de cada pessoa em sua subjetividade. Eu, particularmente, gosto muito da premissa de Calligaris, especialmente porque ela me aponta a ideia de que cada um de nós pode: criar, recriar, achar ou desenvolver o próprio sentido da vida na vida em cada um leva.

Quando penso e reflito sobre a vida e as percepções que ocorrem em meus sentidos, buscando compreender os aspectos biopsicossociais e, mesmo, a existência que eu tenho, minha mente viaja e imagina as estruturas que geraram a vida neste planeta. Segundo Marcelo Domingos Leal – Coordenador da área de ciências naturais do Parque de Ciências Newton Freire –, uma pesquisa mais específica, lançada em fevereiro de 2014, realizada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP em colaboração com colegas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) e do Instituto de Astrobiologia da agência espacial norte-americana – NASA, trouxe dados mais efetivos sobre a origem da água e da vida no planeta. Além dos cometas batizados como planetessimais ou protoplanetas, a pesquisa indicou que “parte deste recurso pode ter vindo de outros objetos planetesimais (que deram origem aos planetas), como asteróides carbonáceos – o tipo mais abundante de asteróides no Sistema Solar –, por meio da interação com planetas e embriões planetários durante a formação do Sistema Solar. A hipótese foi confirmada nos últimos anos por observações de asteróides feitas a partir da Terra e de meteoritos (pedaços de asteróides) que entraram na atmosfera terrestre. Outras possíveis fontes de água da Terra, também propostas nos últimos anos, são grãos de silicato (poeira) da nebulosa solar (nuvem de gás e poeira do cosmos relacionada diretamente com a origem do Sistema Solar), que encapsularam moléculas de água durante o estágio inicial de formação do Sistema Solar”.

É curioso pensar como os entrechoques destes pequenos asteroides e cometas provocaram uma modificação no todo e a possibilidade de existência neste planeta com o surgimento de toda uma exuberância que se exibe diante dos sentidos. Foi nos encontros e nos desencontros dos quatro elementos: água, terra, ar e fogo, que o mundo conhecido por nós hoje se formou.

De alguma maneira, os nossos sentidos captam as possibilidades destes encontros e desencontros, pois eles ainda ocorrem profusamente em pequenos e múltiplos eventos naturais, inclusive em nossa própria corporeidade. Muitas das nossas potências residem no corpo e favorecem a dinamização do ser em movimentos efêmeros e nada substanciais. Como diria Heráclito: “A vida é uma faísca no meio de um incêndio”.  Em outras palavras, precisamos considerar a insignificância que é ser neste mundo. Apesar de nada sermos, existimos e resistimos numa constante luta biológica para nos entendermos em nossas demandas mais cruciais. E nesse constante conflito, cada um de nós possui um fragmento. Como se um grande espelho se estilhaçasse e cada pessoa angariasse para si um pequeno caco. Nossa imagem refletida no fragmento é imperfeita, mas, se conjugada a outros fragmentos, pode ganhar novo sentido.

Muitas vezes, na clínica psicoterápica, sou convidado a responder aos meus clientes sobre se, de fato, existe um sentido na vida. Eu até entendo a curiosidade, mas respondo categoricamente que não sei. Fico com o posicionamento de Calligaris e afirmo sempre que o que vale à pena, mesmo, são os afetos e os encantos que nos cercam, favorecendo a nossa identificação como pessoa mais efetiva e integrada com o bem-estar. Aliás, para mim, viver em sintonia e em harmonia com o cosmos e com a natureza, sem orgulho ou avareza, sem se considerar superior a qualquer coisa, é muito especial, pois somos partes constituídas de um todo muito maior do que cada um de nós. Há enzimas e substâncias em nós presentes em todos os demais seres vivos coexistentes na natureza. Há simbioses lindas entre os reinos animal, vegetal e mineral e os seres humanos fazem parte disso.

Em meu trajeto diário para o município de Coronel Pacheco – MG, eu me deparo com a exuberância de uma natureza linda. Há, por exemplo, uma árvore maravilhosa cuja formação se desponta à margem da estrada. Ela recebeu o nome de “Árvore da Babá”. Reza a lenda que uma antiga babá levava as crianças que ela cuidava para brincarem naquele espaço e no entorno da árvore, daí o nome, mas eu confesso que ela me remete sempre a um Baobá – uma árvore nativa do continente africano que possui grande importância para os povos africanos, sendo considerado símbolo de fertilidade, fartura e cura. Contemplo a árvore e silencio a minha alma, trazendo á memória toda a minha ancestralidade. Lembro-me, ao mesmo tempo, das singularidades poderosas e subversivas deste mundo, como as flores que desabrocham nos canteiros e as Marias-sem-vergonha que nascem nas brechas das calçadas, rompendo os concretos para beijarem o sol. Talvez, o sentido da vida esteja justamente ligado ao entendimento de que participamos de uma simbiose amorosa que convoca todos os seres a uma troca relacional e a subversões diversas. Sob esta significativa consciência, talvez nós tenhamos a possibilidade de não nos sentirmos aquém ou além de qualquer ser, mas em completude com o que nos cerceia, seguindo o fluxo da vida, como faíscas no meio de um incêndio, sendo pessoas mais legais, sem nos gastarmos em muitas firulas filosóficas e nos abastando da ideia de que pertencemos a um todo muito maior do que nós imaginamos.

Sobre o sentido da vida? Ah! Deixa pra lá! O que vale é curtir o que se nos apresenta no aqui e no agora, nessa eterna simbiose do todo com as partes e das partes com o todo...

DIA 71 - Olho e língua da minha amiga - Em memória de Iracy Costa Rampinelli

  Quando eu era criança, sempre me convidavam para as festas de aniversários. Eu, que nunca tive festas de aniversário, ficava deslumbrado c...