terça-feira, 12 de dezembro de 2023

DIA 53 - Solidão para quem precisa dar tchau à solidão

 


Será possível sentir a solidão mesmo em convivência com outras pessoas? Qualquer resposta premeditada seria ridiculamente idiota. Talvez, sim! Talvez, não.

Com este dilema no córtex pré-frontal, eu analiso os encontros solitários que ocorrem nos desertos existenciais. Para os incautos, uma singela consideração: o deserto é um lugar para poucos. Em especial, somente suportam as areias no deserto aqueles que se preparam para ele ou os que são forçados a vivê-lo, mesmo contrariados.

Há, indubitavelmente, uma relação muito próxima entre a solidão e o deserto que, metaforicamente, pode ser considerado a habitação da alma. A alma, se a concebermos como os gregos a concebiam, é o campo da psique e da subjetividade humana, ambiente paradoxal e desértico onde os desejos, os cerceamentos e as possibilidades se agitam continuamente em busca das respostas às perguntas insolúveis. No silêncio da solidão desértica a alma perambula como se fosse aventureira desbravadora. Ela só e todos sós com os pés descalços na areia quente.

A solidão que visita cada ser relaciona-se às dimensões psíquicas. É a solidão em se ter muito para oferecer ao outro sem a oportunidade de partilha. É a solidão de desejar a comunhão da partilha quando não se tem espaços ou motivos para ela. É a solidão que insiste e até persiste em ser quando não há possibilidades para ser. Mas, quem sabe, depois das chuvas, o arco-íris dê o ar da sua graça?

Em meio aos temores, a ansiedade não será ofuscada pelo sentimento de nada ser, nada poder. Na solidão, o desprezo requererá motivos para o ajuntamento e a possibilidade de sonhar com um novo tempo, uma nova vida.

Sei que muitos não conseguem ver a luz no fim do túnel. Ao contrário, tudo lhes parece cinza e sem definições. Nessa paleta de uma cor e algumas tonalidades, tudo pode ser e nada tem razão...

Somos todos solitários em busca de algo que, por estar tão ao nosso alcance, não podemos avistar. Somos assim solitários como Tales de Mileto, que sendo filósofo, teve a oportunidade de prever um eclipse, mas não conseguiu perceber o buraco diante de si. Caiu no buraco e foi ridicularizado pela mulher de Trácia.

E assim, a solidão continua a doer e provocar feridas profundas em todas as pessoas que, não tendo medo da dor provocada pelas feridas, fogem das feridas sem dor e sem cuidados. Optam, muitas vezes, pela caverna, o recôndito envolvido de trevas e obscuridade. Quem sabe um tempo de esquecimento do que se é, do que se faz, do que se almeja para mergulhar no abismo do silêncio e provocar o misto paradoxal do prazer, fugindo da autocomiseração. A solidão se compromete com a solidariedade e a solidariedade avilta-se com os jornaleiros da vida.

E nessa jornada efêmera e comprometida somos peregrinos, somos companheiros, somos talvez... e coisa alguma possuímos. Lançamo-nos ao inusitado da existência, sendo afrontado pela dimensão lúdica, vivendo ou morrendo como quem, mesmo em meio à solidão, continua acreditando na vida.

De uma maneira mais particular, vivi a solidão no primoroso tempo da adolescência, onde o amor dava os seus primeiro berros. Lembro-me que aprendi a tocar violão com as músicas que povoavam a cabeça da maioria dos meus colegas e amigos. Era a década de 80. Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana, entre outros. Além das tradicionais bandas de Rock, eu gostava também da irreverência da Blitz. A voz estranha de Evandro Mesquita era interessante de ser ouvida porque apresentava, ele mesmo também, a referida irreverência.

E nesse processo de aprendizado, cansei de ensaiar a música que tinha por título: A dois passos do Paraíso. Seu início: “Longe de casa, a mais de uma semana. Milhas e milhas distantes do meu amor...”. De alguma forma, todas as pessoas, física ou emocionalmente, sempre se encontram a milhas e milhas dos seus amores. Mas distância alguma nesse mundão pode afastar pessoas que se gostam. A subjetividade e a efemeridade do amor ganham na jornada dos dias uma dimensão real inexplicável, que toca a alma e se concretiza num sentimento profundo de presença ausente, típica dos amantes dados à poesia.

Sinto que mesmo a milhas e milhas de distância, não posso impedir que os desejos se misturem, evidenciando o toque das almas. O acontecimento amor precisa ser eivado do carinho dos namorados e o desejo ardente dos amadores.

No cotidiano, quando se recebe a visita da solidão, é preciso sentir a pessoa amada bem próxima, como se fosse a presença de uma fada cuidadosa e zelosa. Todavia, é preciso se desfazer rapidamente dessa imagem pueril, pois o desejo pela beleza tem que deixar tudo bem vivo. Quando longe de casa, torna-se urgente desejar o envolvimento dos abraços, o toque dos beijos e a delícia das falas cheias de bobagens ditas à borda dos ouvidos.

Invariavelmente, um ser só é uma pecinha que falta no outro ser. Uma pecinha que sem a sua parte maior não funciona. Assim, é preciso uma mútua redescoberta como numa primeira vez, quando uma pessoa toca outra pessoa, sem distinção de gêneros ou orientações. Em meio aos gemidos e sussurros do prazer, o mais íntimo, importa se pertencer ao outro com o amplo direito de se perder para se achar em quem está próximo.

Nessas horas, dizer que se ama é muito pouco. Na verdade, no gosto e no gozo, amadores fazem estrelas e apequenam o planeta azul dando tchau à solidão.

DIA 71 - Olho e língua da minha amiga - Em memória de Iracy Costa Rampinelli

  Quando eu era criança, sempre me convidavam para as festas de aniversários. Eu, que nunca tive festas de aniversário, ficava deslumbrado c...