segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

DIA 60 - Cuidando da Saúde Mental - Janeiro Branco

 


Recentemente um cliente que eu muito prezo perguntou-me em uma das nossas sessões psicoterápicas: “Moisés, porventura você tem algum problema na vida”? Respeitosamente, soltei uma gostosa gargalhada e respondi que não, pois eu, na verdade era um extraterrestre ou um astronauta de mármore fixado no planeta Saturno, e, portanto, sem problemas existenciais.

Em que pese o tom jocoso da minha brincadeirinha, sequencialmente eu deixei claro ao meu cliente que, como qualquer pessoa no mundo, eu também tenho os meus problemas pessoais e comunitários.  Não é pelo fato de ser um psicólogo e versar sobre algumas nuances da mente humana e a consequente busca pelo bem estar que eu não esteja sujeito a situações complexas e problemas diversos, passíveis de atingir, diametralmente, a minha saúde mental.

Enquanto eu pensava sobre os altos e baixos que me acometem a vida, presentes em toda a dinâmica da vida humana, eu revisitei os alguns baixos que eu vivenciei na primeira semana de 2024. Pela minha habilidade socioemocional, eu acabei por vencer as situações diversas que mexeram com a dinâmica do meu cotidiano, entretanto eu queria que aqueles problemas passassem o mais rápido possível. Como toda e qualquer pessoa, queria um “remedinho” para dormir.

Eu sei que quando nós vivemos situações adversas, tendemos a buscar soluções rápidas e facilitadas. Das soluções mais buscadas pelas pessoas na atualidade, uma se refere à utilização dos psicofármacos disponíveis nas redes farmacêuticas. É interessante notar como que no decorrer destes últimos anos o número de farmácias e drogarias aumentou consideravelmente nos grandes centros, alarmando os diversos grupos sociais. A busca considerável de remédios em todos os níveis e em todos os graus revela que alguma coisa não está bem na sociedade. Acresce-se a isso o fato de que ninguém quer sofrer. Sentir a angústia ou ansiedade, embora amplamente naturais na experiência existencial, não é fácil para pessoa alguma, mas é uma realidade.

Eu entendo que todos nós precisamos acolher bem as nossas angústias e as nossas ansiedades. A melhor forma de encontrarmos saídas para os problemas que muitas vezes agravam a nossa saúde mental se dá por intermédio de um diálogo consigo, uma boa conversa com o “self”. Eu sinto que precisamos investir mais e mais no desenvolvimento de algumas novas – não tão novas – atitudes para a boa resolução de nossas demandas emocionais. Além do investimento na clínica psicoterápica, é essencial que cada um de nós desenvolva três nobres capacidades fundamentais: 1. A capacidade de se desenvolver ludicamente, se divertindo mais, mesmo com as tensões inerentes; 2. A capacidade de ressignificar os sentidos para ampliar a postura contemplativa; 3. A capacidade de harmonizar afetos amorosos, dignos de posicionamentos mais maduros e menos centrados em si-mesmo. Aliás, sobre esta última capacidade, é fundamental pensar que a maturidade nos livra dos pensamentos desconexos que insistem em visitar a nossa mente, fazendo com que monstros e fantasmas nos visitem. Todavia, se eles chegarem, torna-se vital aprender a acolhê-los. Não são necessários os receios. O que nos assombra ou assusta não precisa ser repelido, ao contrário, acolhido.

Neste mês de janeiro, por iniciativa do Instituto Janeiro Branco, ocorre uma série de atividades em diversas partes do mundo visando o estabelecimento de uma cultura de Saúde Mental que abarque toda a humanidade. Ora, sabemos de antemão que ao mesmo tempo em que possuímos a nossa subjetividade, vivemos em comunidade, respeitando as instituições. Dessa forma, pensar a saúde mental é pensar a sanidade das emoções e dos sentimentos como um problema público, pois todas as perspectivas biológicas, fisiológicas, afetivas, espirituais e sexuais fazem parte da integralidade humana e, portanto, com amplas ligações à saúde mental.

Enfim, a possibilidade de se discutir a saúde mental em janeiro nos abre a porta para nos atentarmos a todos os pormenores inerentes ao cuidado integral do ser humano pelo ser humano. Acho que mais do que se buscar soluções rápidas para os dilemas emocionais, vale à pena aquela conversa intensa com o eu, a fim de realmente percepcionar se o que é considerado dor, de fato é dor.

DIA 71 - Olho e língua da minha amiga - Em memória de Iracy Costa Rampinelli

  Quando eu era criança, sempre me convidavam para as festas de aniversários. Eu, que nunca tive festas de aniversário, ficava deslumbrado c...