terça-feira, 31 de janeiro de 2023

DIA 08 – Em meio ao lazer, inquietações e diversidade

 


 

Considero-me uma pessoa muito curiosa, especialmente com as demandas que a vida e a existência oferecem a cada dia. Talvez, por este fato, eu esteja o tempo todo em busca das perspectivas mais inusitadas que me favoreçam novos olhares para o todo que me cerca. Eu acredito que viver seja uma grande aventura contigencial, eivada das mais diversas experiências. Aliás, viver é experimentar os sabores que nem sempre nos apetecem, mas também aqueles que nos jogam no lago dos deleites. Através dessas vivências, sempre dicotômicas ou dialéticas, torna-se possível a abertura de novos horizontes reflexivos e interpretativos, os mais diversificados.

A curiosidade me liga a essa incrível vontade de querer viver coisas novas e de aceitar a minha recriação e a minha ressignificação, continuamente. Lembro-me a cada instante que o que eu tenho para viver é o instante. Até tatuei no pulso do meu braço esquerdo a expressão latina hic et nunc, que quer dizer: aqui e agora. A cada momento, preciso me recordar que o que eu tenho é o lapso do tempo que passa, já foi. Aliás, coisa estranha é essa marcação do tempo, dividido em dias, horas, minutos e segundos. No fundo, vivemos transições contínuas entre dias de sol e noites de luas. Chuvas em parcos ou contínuos momentos. Que não nos assombrem as inundações.

Por isso, gosto de experimentar através dos meus sentidos, o que move o meu coração de forma individual, bem como toda a sua dimensão relacional.

Neste mês de janeiro, revisitei todos estes meus pensamentos, a ponto de refazê-los, enquanto curtia uma praia no litoral sul do Espírito Santo. Ora, sempre ouço as pessoas dizerem que entram no período de férias para descansarem, mas a verdade é que, em férias, nós nos cansamos de uma forma diferente. Me gastei diante do mar refletindo sobre as potencialidades no nosso próprio existir humano. Confesso que a partir da observação dos fenômenos da natureza, tive a oportunidade de visualizar também todo o universo. Ver a água do mar moldar continuamente as pedras ou mesmo favorecer o processo de conjugação de pequenas plumagens de líquens ao seu ao redor, criava uma conexão em mim, capaz de me lançar ao cosmos, num amplo fascínio presente em uma memória afetiva ancestral, inerente às grandiosidades do existir neste planeta pequeno.

Infelizmente os meus dias de paz foram afetados por uma necessidade de escrever um texto e gravar uma aula-vídeo para um importante processo seletivo do qual eu faria parte. Mas como eu estava sem meus livros, sofri um pouco a ausência dos recursos primários. Foram momentos de grande tensão justamente porque eu não estava com o meu aparato técnico, especialmente o meu notebook.

Tal situação importunou-me bastante, estabelecendo-se no meu corpo uma ansiedade a ponto de me provocar náuseas. Depois de ter fechado o texto com o estabelecimento das linhas gerais do meu pensamento, eu vomitei muito e tive uma reação febril.

O mal-estar não tirou o sabor dos meus dias de paz. Depois do ocorrido, curti bastante, bebi muita cerveja e comi petiscos na companhia de amigos mais chegados que irmãos. Vivi dias de muita completude, retornando à minha cidade, à minha casa e às minhas atividades como psicólogo, completamente renovado.

Lembro-me, entretanto, de ter pensado em uma questão extremamente pertinente para a dinâmica da vida social, a saber a questão da diversidade. Enquanto eu observava as pessoas indo e vindo na praia, todas elas vestidas de suas singularidades e, a meu ver, completamente abertas para viver a experiência da nadificação, aproveitava para visualizar os corpos, os cabelos, o jeito de se portar e as variações posturais. Havia gente em pé, gente deitada, gente andando, gente correndo, gente comendo, gente bebendo, gente dormindo e gente contemplando a imensidão do mar até a linha do horizonte.

A ideia de diversidade denota a riqueza na qual estamos inseridos. Se por um lado, lutamos pela igualdade de direitos para todos, por outro, afirmamos as nossas diferenças em todos os rincões deste país multifacetado. Existimos para afirmarmos continuamente a nossa mais autêntica "Arca de Noé".

Enfim, eu que sempre tenho um caso de amor com as pessoas continuo a minha jornada comum, almejando, acima de tudo, minha curiosidade para ver e me relacionar com toda a diversidade dos corpos das gentes que me for possível relacionar.

DIA 71 - Olho e língua da minha amiga - Em memória de Iracy Costa Rampinelli

  Quando eu era criança, sempre me convidavam para as festas de aniversários. Eu, que nunca tive festas de aniversário, ficava deslumbrado c...