terça-feira, 17 de outubro de 2023

DIA 43 - Grandes momentos se encontram na simplicidade do momento!

 


Quem disse que precisamos de eventos bons e glamorosos para nos divertimos? Quem disse que precisamos de pompas e circunstâncias para nos consideramos mais gente?

Há duas semanas eu tive a oportunidade de viajar para o Rio de Janeiro, onde vivi algumas boas e inusitadas experiências. Após concluir o meu compromisso, motivo de minha viagem, fui à casa de minha tia onde iria pousar. Reencontramo-nos, almoçamos juntos e rumamos ao hospital Miguel Couto no Leblon, onde o esposo dela estava internado. Eu a deixei na portaria, pois eu não poderia entrar. Fiquei aguardando ela resolver todas as questões inerentes ao processo de cuidado e recuperação dele.

Enquanto eu a aguardava, tive oportunidade de rever muitas das minhas ideias. Eu sempre tenho o costume de paralisar o meu momento presente com a finalidade de refazer as minhas intenções. Eu acredito plenamente no processo de contínua revisão da vida e da existência. Faço essas revisões com muito prazer e alegria. Não me sinto constrangido em me autodeclarar um ser em contradições. Gosto de ressignificar o que vivo e entendo que este movimento precisa existir continuamente entre nós. E, assim, escrevo poemas, faço poesias...

Enquanto eu visitava as minhas ideias, comprei um picolé para saboreá-lo e passar o tempo. Saboreei o meu preferido: o Tablito, enquanto eu assistia a reprise do filme Rocky VI, estrelado por Sylvester Stallone. O filme na verdade estava dentro de um projeto de merchandising da Rede Globo de televisão e do Banco Itaú. O sistema de mercado dando o seu “tchauzinho” para toda a galera numa tarde de sábado. Na sequência do filme, veio o programa exibido pela referida emissora, intitulado Caldeirão com Mignon e aquela enxurrada de propagandas ligando o apresentador ao ator norte-americano. Percebi que tudo se encontrava bem orquestrado para favorecer a contínua venda de produtos da rede bancária. Nada novo debaixo do sol.

Depois, eu busquei a minha tia no hospital e nos destinamos à sua casa. Tive a oportunidade de me encontrar com o meu primo. Ele é um contador de histórias do cotidiano. Muito divertido, fala às pessoas e conta casos com uma precisão tão fantástica e tão bem humorada, digna dos grandes humoristas espalhados por este país de meu Deus. Só para ter uma ideia do que eu estou falando, ele trabalha com o turismo na cidade do Rio de Janeiro. Naquele mesmo dia, ele falou que acompanhou um casal de Porto Alegre em uma visita ao Cristo Redentor. Como um bom guia turístico, contou diversas histórias sobre o Rio e sobre a construção do Cristo. Ao se aproximar do destino final, aquele que dá destino às Vans do último trecho, ele percebeu que a fila dos turistas estava completamente lotada. Então ele provocou uma das cenas mais hilárias que eu já tive a oportunidade de ouvir. Combinou com a senhora do casal para que ela se passasse por uma pessoa com deficiência visual. Ela titubeou, mas concordou. Então, ele cortou toda a fila para ir à frente, com a finalidade de adentrar em uma das Vans. A missão foi cumprida, e com sucesso. Se verdade ou não, não importa. A história é boa e nos rimos a valer.

À noitinha, eu e a minha tia resolvemos fazer uma programação bem simples e próxima à sua casa. Fomos para uma barraquinha organizada em uma calçada onde havia um pai e um filho fazendo churrasquinhos e pães de alho. Resolvemos tomar umas cervejas, celebrando aquele momento todo especial de conversa aberta franca e honesta.

Um vento forte começou a nos visitar, fazendo redemoinhos de poeira e anunciando a chegada de uma chuva. Ela já era esperada, pois o dia fora extremamente quente. A chuva veio como uma dádiva. Não nos importamos com ela e permanecemos assentados em nossos banquinhos de plástico, curtindo o momento e sendo banhados pela água fria. Eu já disse algumas vezes aos amigos mais próximos o quanto eu gosto da chuva. Tanto isso é verdade que quando vem uma forte chuva, gosto de banhar-me nela.

Bebemos, comemos, divertimo-nos e tomamos banho de chuva. Nenhum glamour, mas muita alegria e satisfação. Quem disse que precisamos de eventos bons e glamorosos para nos divertimos? Quem disse que precisamos de pompas e circunstâncias para nos consideramos mais gente? Grandes momentos se encontram na simplicidade do momento.

DIA 71 - Olho e língua da minha amiga - Em memória de Iracy Costa Rampinelli

  Quando eu era criança, sempre me convidavam para as festas de aniversários. Eu, que nunca tive festas de aniversário, ficava deslumbrado c...